terça-feira, 31 de maio de 2016


– LEIS Superiores - para Re-Harmonizar a VIDA !
(para esses Tempos de Desequilíbrios, Esquizofrenias, divisões, Conflitos e Manipulações ... dos Valores Maiores do ESSENCIAL Existir. Para Sabermos que A VIDA É + ...)

Acreditamos em um Re-Aprendizado do Existir fundamentado na evolução das Dimensões de Consciência - e que consiste em erguer os seres receptivos, Resgatar a Auto-Maestria Frequencial que Há em Cada UNO, como estímulo para seu aperfeiçoamento e prepará-lo para patamares elevados da existência.
Uma perspectiva de educação nessas bases considera a globalidade do ser e o universo em que ele se encontra, se pauta pelas leis evolutivas como se apresentam em cada nível dimensional.
Entre as leis evolutivas consideramos e destacamos as LEIS DA EVOLUÇÃO HUMANA como pensamento de nossa compreensão maior da espécie humana. Dizem respeito a passos a serem dados pela humanidade: qualidades que deve incorporar, ex-pressões e reconhecimento que deve realizar conscientemente.
Eis as que nos orientam:
Leis da Mente: A função básica da mente concreta seria de conduzir as células do cérebro a determinado grau vibratório e prover o canal para alinhamento da personalidade com a alma. Isso ela cria polarizando-se em vibrações cada vez mais sutis, persistindo na aspiração de chegar a níveis abstratos, e na intenção de não se deixar levar pelo jogo dedutivo-intelectual. Por meio do pensamento o homem pode participar da obra evolutiva no mundo concreto. Na lei oculta, “A energia segue o pensamento”, está a semente desse trabalho.
Lei da Disciplina: Auxilia o indivíduo principalmente enquanto ele precisa estabele-cer ordem no plano material, leva-o a dar assistência a todos os semelhantes e a todos os reinos.
Autodisciplina verdadeira é o reconhecimento da necessidade de a vida evoluir e de cooperar voluntariamente com essa evolução.
Lei da Estabilidade: Diz respeito à fidelidade à meta espiritual. A estabilidade é, pois, uma resolução inabalável de permanecer na senda evolutiva, nela o indivíduo ex-prime o que corresponde à genuína necessidade interior, e é fiel a isso.
Lei da Fraternidade: Uma vez que se deixe guiar pela alma, o encontro com seus semelhantes dá-se com base em energias e valores impessoais e seus relacionamentos são redimensionados numa perspectiva mais real. Também dá nova direção aos seus contatos como seres de outros reinos, com os quais pode criar uma interação fraterna.
A vida fraterna é uma etapa que deve ser completada por esta humanidade, para que atinja estados mais sutis de consciência; todavia, para chegar a ela, é necessário que os homens transcendam suas metas pessoais.
Lei da Entrega: A entrega ao que é evolutivo permite a integração dos vários núcleos de consciência do ser, como também a sua fusão no cosmos. O ser atinge a consciência da alma quanto a sua vida é entregue à condução interior. A vivência da lei da entrega do total abandono do ser no próprio núcleo Divino é símbolo da rendição do ego e da sua absorção no centro da vida sagrada.
Lei do Desapego: Traz maleabilidade à vida formal e aumenta a sua receptividade à energia anímica por meio de sucessivos desligamentos que já foi alcançado, o ser con-segue exprimir a realidade que lhe corresponde.
Lei da Adaptabilidade: Permite que a forma de vida dos indivíduos, o seu modo de pensar, sentir e agir se ajuste às necessidades grupais e coletivas, sem violência ou agressividade. É expressão do 3° Raio, energia que adapta os corpos à alma que os habi-ta e promove atividades que se formam gradualmente inteligentes com o decorrer da evolução. Ela prepara o indivíduo para receber o novo em sua vida. A ação natural des-sa lei no ser humano é a adaptação sistemática de todo conhecimento disponível e de toda a espécie de recursos a qualquer finalidade em vista. Sem esse preparo o ser huma-no veria apenas destruição diante das mudanças que os tempos trazem. É preciso adap-tabilidade e inteligência flexível para as transformações ocorrerem com menos atrito, e para que o ser humano se amolde às novas circunstâncias.
Lei da Gratidão: Concede fluidez ao desenrolar da vida e propicia a integração no todo; é fundamental para se avançar na senda do serviço. Ao se abraçar, sem restrições, a vida cósmica e impessoal, espontaneamente emerge a gratidão pelo que se colhe nela como oportunidade de servir e evoluir.
Lei da Compaixão: Traz luz à mente e convida o indivíduo ao serviço impessoal. A ela se entrega por meio da gratidão. Mantém a consciência focalizada em níveis de pu-reza e harmonia, favorece o contato com o espírito e atrai a compaixão. Qualidade que faz conhecer a verdadeira necessidade evolutiva dos seres e da vida.
Lei da Conduta: Dita os padrões de conduta a serem seguidos pela humanidade. A cada ciclo planetário. Padrões que o conduzem à realização da meta designada. As filo-sofias, os conceitos e a conduta do homem não devem afastar-se da realidade, porque o caminho do cosmos é trilhado quando se vivem os preceitos indicados pela lei. A cada instante a consciência tem oportunidade de expandir-se ou cristalizar-se. Não existe nenhum momento em que essa escolha não tenha que ser feita.
Lei do Perdão: Assegura aos seres a possibilidade de retornar o caminho da evolução. Por maior que seja a queda ou a falta de clareza de alguém, essa Lei concede-lhe nova oportunidade. É expressão da consciência cósmica, cuja essência é indestrutível. Como nada vale mais que a adesão à senda evolutiva e a persistência nela, ela traz sempre uma nova perspectiva, uma energia renovadora que ergue o indivíduo tanto quanto lhe per-mita ser impulsionado para níveis vibratórios mais altos.
Lei do Trabalho: O Trabalho, quando empreendido na correta atitude, favorece o amadurecimento do poder criativo do ser humano e concede-lhe a oportunidade de treinamento básico para o serviço do planeta. É um dos meios mais diretos de sintonização da lei da necessidade e da economia, ambas fundamentais para que colabore com a evolução superior. Quando o indivíduo se dedica ao trabalho em prol do todo, esquecido de si, silencia uns clamores dos seus corpos, dissipam-se as ilusões e o sagrado pode dele aproximar-se. Esse é o início da trilha que o conduzirá à verdade.
O trabalho evolutivo equilibra – no materialista traz o imaterial; nos místicos imaturos a realidade concreta. Mas trabalho criativo não significa realizar algo totalmente diferente de tudo o que existe; significa gerar o exato elemento para cada situação e manifestar o impulso interno para suprir a necessidade que dele se apresenta.
Essa lei diz que cabe ao ser humano colaborar inteligentemente na obra da criação e comungar da essência da vida; diz também que o trabalho deve ser oferecido ao Todo, em devoção e entrega, sem julgamentos e sem a carga que esta humanidade põe sobre ele.
Leis da Evolução Superior: Quando o indivíduo se libera dos valores materiais que cultuava e se desidentifica dos corpos densos, começa a integrar-se na Lei Superior, sendo então absorvido em um estado de serenidade que o consagra como co-instrutor da paz planetária, que deverá prevalecer sobre todos os antagonismos e conflitos.
Unido às Leis da Evolução Superior, abdicará das idéias e concessões que conduzem o mundo material a erros. Tendo reconhecido essas leis e devotando-se a elas, chegará à harmonia, pois verá que não se pode transcender certos limites sem afetar o equilíbrio de uma ordem universal, que vive nele e por meio dele se manifesta.
São elas:
- Leis Espirituais e Divinas: Indica o caminho que possibilita aos seres superar a evolução humana e ingressar em evoluções superiores. A energia divina é o alento da vida neste universo e a energia espiritual custodia o próximo passo de muitos seres.
Antes de contatar a existência divina, a consciência necessita aprender a viver as leis espirituais. Quando a vida de um indivíduo começa a ser regida por essas leis, ele deixa de estabelecer preferências por situações ou pessoas e segue uma vontade maior que habita o seu interior. Por meio dela, a luz do homem cósmico, o homem interior, proje-ta-se e dinamiza o ser humano que é a sua ponte mais extrema.
- Lei Interior: A expressão Lei interior é bastante genérica, em geral aplica-se às leis que regem a vida da alma. Realiza mudanças importantes dentro e fora do ser. Todos conhecem essas nuanças do crescimento evolutivo; lembram-se de momentos em que foram conduzidos pacientemente pelas energias sem dar-se conta do que estava ocorrendo, como também dos momentos em que foram bruscamente colocados em situ-ações inesperadas.
- Lei do Propósito Único: Para que obras evolutivas sejam realizadas é preciso clareza de meta e unicidade de propósito.
Nos níveis internos, as forças de conflito fazem com que as circunstâncias retrógradas se oponham às oportunidades de crescimento. Elegendo e assumindo uma só meta, vol-tada para esferas imateriais, o indivíduo tem a vontade fortalecida e não torna o caráter tíbio - assim essa lei auxilia a elevação do ser.
- Lei do amor: Rege este sistema solar e esta galáxia em toda a sua infinita ex-tensão. Atua permanentemente no cosmos atraindo-o para o seu destino superior. Ali-menta a chispa divina em todas as partículas e revela, no íntimo de cada ser, sua ligação com a Fonte Única. Capacita o ser a expressar a energia correta para cada momento e leva-o a transcender as experiências. A ela se chega por meio da fé.
- Lei da Obediência: Essa Lei vai emanando maior relevância à medida que o ser humano atinge graus de lucidez mais elevados. A obediência, então, não implica anulação da liberdade. Quando um indivíduo se entrega ao serviço impessoal por amor, entrega também o próprio livre-arbítrio, sem com isso sentir-se tolhido ou limitado.
- Lei da Manifestação e da Necessidade: Segundo essa lei o necessário para que o plano evolutivo se cumpra é trazido no momento certo aos que o executam. Essas duas leis trabalham juntas.
Para o homem compreender essas duas leis e vivê-las, é preciso que renuncie às suas preferências, gostos e tendências pessoais e vá incondicionalmente ao encontro da ne-cessidade que o instante presente lhe traz.
- Lei da Harmonia: Faz emergir no subconsciente a sintonia com as leis e pa-drões superiores. Permite o florescimento da paz e da compreensão. A harmonia emerge dos atos simples, feitos por amor à evolução.
Por meio desta lei pode-se perceber que existe uma só meta, geral e não fragmentada, para todos os seres.
- Lei do Silêncio: Segundo essa lei, ao se aprender a respeitar o silêncio, apren-de-se a amar.
No silêncio encontra-se a magnanimidade da compreensão maior, e com ela, a diligencia para o serviço.
No silêncio está guardada a paz que dá ao homem seguidas oportunidades de transformar-se e de respeitar o absoluto. Essa lei concede as forças necessárias para que ele rea-lize a mudança almejada e descubra o perfil de sua nova expressão.
Sua aplicação inclui a ausência de críticas, de comentários desarmoniosos e de cunho mental. Leva o ser a fazer o necessário, ou o que é de ajuda real para os demais.
Segundo a lei do silêncio, uma informação só é transmitida se auxilia na construção da harmonia e da paz.
Quando a consciência amadurece pelo silêncio, a sabedoria brota nos atos e nas palavras dos homens, a vida divina fala ao seu interior e mostra infinidade, sua misericórdia e onipotência.
- Lei do Serviço: É a nota que une e eleva a consciência individual, grupal, planetária, solar e outras mais amplas.
Para o ser humano o serviço implica desapego para o Eu egoísta, entrega total e desinteressada ao Eu interior unida ao amor manifestado em cada ato a tarefa. Pelo serviço pode-se caminhar na Fé, por ele indivíduos e grupos vão além da simples ajuda mútua e tornam-se efetivamente disponíveis para suprir necessidades autênticas. Assim emerge uma cooperação harmoniosa, que se estende aos demais reinos da natureza.
Leis do Saber: Regem o acesso ao conhecimento interior. As mais importantes são:
- Lei do Silêncio: Uso correto dos pensamentos e da palavra.
- Lei da Sintonia: Atividade vibratória que propicia o contato com seres, plantas e universos.
- Lei da Responsabilidade: Diz que quanto mais se sabe, mais se é responsável pelo que sucede.
- Lei do Amor: Traz o reconhecimento da igualdade essencial de toda existência. A fonte da sabedoria encontra-se disponível para os que transcendem o egoísmo; para ser contatada é preciso que o indivíduo abdique dos conceitos que chama de seus, dos desejos que alimenta e dos atos que não levam em conta os demais.
* Baseado no livro A Trajetória do Fogo de Trigueirinho. Editora Pensamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Governo da Vida Simples convida-nos a Nova Interação com as Respostas às nossas Perguntas ...